Sabe aquela sensação que você tem quando entra em um ambiente? Grande parte é motivada pelas cores das paredes e dos objetos que compõem a decoração.
Além de embelezar os ambientes, as cores também transmitem sensações. Então o ideal é você escolher a paleta de cores de acordo com a sensação que você quer transmitir.
Separamos algumas dicas para ajudar você nesse processo.
1. COMECE PELAS SUAS PREFERÊNCIAS PESSOAIS
Liste as cores que você gosta e as cores que você não gosta. Dessa forma você terá uma visão ampla das tonalidades que você poderá usar.
2 . CORES DA MODA
Ao invés de ir pelas cores de sua preferência, você pode também fazer a seleção a partir das cores que estão em moda no momento. Mas é importante é você selecionar uma paleta que você tenha afinidade para não se arrepender depois.
3. COMBINE AS CORES COM O ESTILO DA DECORAÇÃO
O estilo dos seus móveis e dos acessórios de decoração também devem ser analisados para que a palheta escolhida não destoe da decoração.
Se você optar por um estilo mais sofisticado ou clean, as cores mais claras e sóbrias são as que melhor se adequam.
Se a sua escolha é por móveis mais rústicos, o ideal é investir em tons terrosos ou amadeirados.
Já a decoração moderna, permite o uso de cores mais quentes e vibrantes.
4. ESCOLHA A PARTIR DO SIGNIFICADO DE CADA COR
Como falamos inicialmente, as cores passam sensações e transmitem sentimentos. O estudo da psicologia das cores leva em conta o tipo de efeito e a atmosfera para cada ambiente.
– A cor branca transmite paz e tranquilidade.
– A cor alaranjada significa otimismo, entusiasmo, originalidade e liberdade.
– A cor vermelha significa amor, força, energia, aventura. Mas quando associada ao amarelo, remete à fome. E também pode provocar irritabilidade.
– A cor amarela significa positividade, curiosidade, criatividade e calor. Mas quando associada ao amarelo, remete à fome.
– A cor verde significa equilíbrio, harmonia, saúde, frescor, natureza.
– A cor azul significa sucesso, poder, confiança, mas também pode remeter a frieza e depressão. Então é importante escolher bem o tom e ver qual sensação ele passa.
– A cor roxa significa ministério, espiritualidade, arte e criatividade.
5. PINTE CADA AMBIENTE DE UMA COR
A quantidade de cores de tinta disponíveis é imensa, então uma boa opção é escolher uma palheta para cada cômodo, mas cuide para que as cores dialoguem entre si e com os móveis.
6. APLICATIVOS QUE AJUDAM NA SELEÇÃO DAS CORES DE CADA AMBIENTE
Para facilitar a tarefa da escolha da cor ideal da pintura das paredes, uma boa solução é apelar para os aplicativos. Em alguns deles você fotografa o seu ambiente e ele já pinta com a cor que você selecionou.
No nosso blog, tem uma matéria completa que mostra 10 aplicativos que você pode usar para facilitar a sua inspiração.
7. PINTURA SETORIZADA
É uma técnica usada para dividir ambientes por meio de formas geométricas, arcos ou desenhos, de modo que venha a criar alusão à divisão.
A maior vantagem desta técnica é que ela transmite a sensação de amplitude e dá um ar de criatividade, deixando o ambiente muito mais inspirador. Nesta técnica não existe regras, o ideal é você usar a sua criatividade e criar o ambiente ao seu modo e estilo.
8. INSPIRE-SE EM FOTOS DE AMBIENTES PRONTOS
Na internet, no campo de busca por assuntos digite “pintura de paredes” ou “decore pintando paredes” e depois clique em imagens, você terá muitas inspirações e técnicas para pintar as suas paredes.
9. TESTE AS CORES ANTES DA COMPRA DAS TINTAS
Compre uma amostra de cada cor de tinta e aplique em um pequeno espaço da parede para ver se você gosta, ou simule pelo aplicativo.
10. LEMBRE DE COMBINAR OS TONS CONFORME A PALETA DE CORES
Seguindo as combinações da paleta de cores, você vai fazer melhores combinações.
O mais importante de tudo é que você se divirta nessa tarefa e faça ela do seu jeito, assim você se sentirá muito melhor em cada ambiente.
E agora, mãos à obra.